segunda-feira, 9 de junho de 2008

- Você é gay? - Não. Sou hetero não-praticante!
- Você é sedentário? - Não. Sou esportista não-praticante!
- Você só fala português? - Não. Sou poliglota não-praticante!
- Você tem religião? - Sim. Sou católico não-praticante!

Se você não pratica, você não é, P#o%#rr$@a!

Parece que as pessoas têm vergonha de falar que não seguem nenhuma religião e se sentem oprimidas a dizer que são "católicos não-praticantes", como se isso fizesse algum sentido. Como se não ter religião fosse algo vergonhoso ou errado.

A ignorância religiosa é algo que me tira do sério. As pessoas se casam na igreja, batizam seus filhos, vão à missa de sétimo dia. Mas com qual finalidade se não seguem tal religião?

Se escondem atrás da desculpa da "tradição", sem pararem para pensar nos juramentos que estão fazendo e nos compromissos que estão dizendo que terão com os ensinamentos da igreja.

Isso é não dar valor à própria palavra. É não ter caráter! Ou pior que isso... é burrice mesmo! É dar apoio a quem condena a sua forma de viver!

Alguém me desbatiza, por favor?!

Na foto: O céu de Ouro Preto... que pelo menos é de graça, porque tem igreja lá que cobra até R$ 6,00 a entrada.

Acho que é isso...

9 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente amigo. Se vc não pratica nada então não é nada! Melhor dizer que é Agnóstico, assim fica em cima do muro sem se posicionar em nenhuma religião e só dará satisfação pra explicar aos leigos o que seria um indivíduo agnóstico, o que aliás, é bem mais divertido! rsrsrs
Bjo gdeee!

Anônimo disse...

Não esqueça da diferença de tradição e religião. A igreja católica virou questão de tradição, de cultura do Brasil. Ou no Oriente médio eles vão à missa de sétimo dia? Talvez cobrem pra entrar à igreja de Ouro Preto para pagar os custos de mantê-las intactas e lindas. Não discordo que o Vaticano deve levar uma bolada disso, mas... além de tudo é um negócio, não?
- As pessoas se casam na igreja porque é mais bonito. Ou você acha que todo mundo tem dinheiro pra alugar um sítio lindo?
Também acho uma balela. Até lembro-me do Renato com 7 anos indagando "por que as pessoas não podem se casar 2x na igreja? O padre tem algum controle disso? Tem algum banco de dados no mundo que controla isso?" E a tia da catequese dizendo "Deus sabe". Duvi-de-o-dó que não tem um monte de gente que casa duas vezes!
Enfim... não gosto de julgamentos. Muita gente tem paradigmas que não fazem mal nenhum e não podemos julgá-las por não conseguirem ir à igreja todo final de semana, por exemplo.

ZeRo disse...

Muito eufêmico Re! Você não poder ir toda semana na igreja é diferente de você NUNCA ir e estar pouco se lixando para isso... e ainda assim se dizer "católico".

Isso é uma ofensa ao próprio catolicismo. Como disse o próprio Papa em sua última visita ao Brasil: não precisamos desse tipo de "fiel".

Em nome da "tradição" e da ignorância cultural as pessoas se comprometem com uma doutrina que nunca praticaram e nem pretendem praticar. Uma coisa é você se desviar do caminho, outra coisa é você nunca o ter trilhado e nem pretender fazê-lo.

As pessoas batizam seus filhos simplesmente porque a maioria o faz e acham que o devem fazer. Fazem com má vontade um cursinho de algumas horas apenas pq é obrigatório. Mesmo não querendo elas o fazem pq, segundo minha mãe, é uma "judiação" não batizar uma criança. Como se Deus gostasse mais das crianças batizadas.

Para ter um casamento bonito, mentem para si próprios. O matrimônio já começa baseado na mentira perante a igreja. Ou alguém ainda se casa virgem?

E assim segue o povo com seus antolhos...

Usei os não-praticantes católicos como referência pois é a realidade que tenho contato. Mas concordo que a onda "maria-vai-com-as-outras" deve ocorrer em outras partes do mundo com a religião predominante de cada país. Por isso acredito que todos os Estados deveriam ser laicos.

Com isso não quero dizer que o catolicismo está certo ou errado. Apenas digo que se entitular "católico não-praticante" é burrice religiosa.

ZeRo disse...

Apenas uma ressalva... vc é foda Re!!!! Com 7 anos já pensava em bancos de dados!!! =) hihihihihi.

Anônimo disse...

Bom... quem não quer ser alguma coisa nessa vida?
Mesmo que as pessoas não sejam nada, eles querem ser alguma coisa, isso é fato, principalmente pra ser bem aceito no meio em que vive...
Quantas pessoas já perguntaram pra outras: -Qual o seu time de futebol? E essas responderam: -VASCO, mas não me pergunte quem são os jogadores e nem como está no campeonato brasileiro ou carioca, não sei nada disso.
Viu? Não importa pra ela não saber essas coisas, ela realmente torce pro vasco, ou seja, ela é alguma coisa, mesmo que não seja de verdade.
As pessoas sempre tem que ser alguma coisa, mesmo que não sejam. Quem dera que todos tivessem a personalidade de falar EU NÃO TORÇO PRA NENHUM TIME DE FUTEBOL. Fica mais bonito né? Bom... nem preciso falar sobre religião né? Eu não tenho nenhuma. Melhor, Não sou nada Praticante!!! hehehe!
Abraços Zero!!

Marc H disse...

Perfeita a sua análise, Zero, concordo com todos os seus argumentos e penso exatamente como você. Tudo precisa ter um objetivo, um por quê, uma finalidade. Sem isso, fica-se apenas com a simples certeza de tratar-se de algo nulo, inútil, dispensável. No caso de religião, qual a utilidade de ser um católico não-praticante? Coisa de gênios não-praticantes...
Duas indagações curiosas...
Por que em um país como o nosso, com tamanha diversidade cultural, inclusive religiosa, ouvimos falar apenas em CATÓLICOS não-praticantes? Nunca ouvi alguém falar que é espírita não-praticante, evangélico não-praticante, candomblista não-praticante, umbandista não-praticante...
Depois de tudo isso, é melhor ser um católico não-praticante, porém fazer o bem, ou ser um católico praticante (ou até pior, um padre) e cometer crimes como roubo, homicídio e abuso de menores?
|Quanto mais complexo, mais simples|

Unknown disse...

Calma Zero !!!

Muito bom seu post.

Abraços

Moon Safari disse...

6reauprarezá?

Pára.
Deus me ouve de graça toda noite.

=)

Anônimo disse...

As a Newbie, I am always searching online for articles that can help me. Thank you

rH3uYcBX